domingo, 8 de janeiro de 2012

Educar x Violência

Olá leitor;

Escolhi o tema do título para o post de hoje, já que algo aconteceu esta tarde e, eu não concordo com o que a pessoa fez.

De acordo com o Dicionário Aurélio Online:

Violência significa =

s.f. Qualidade ou caráter de violento. / Ação violenta: cometer violências. / Ato ou efeito de violentar. / Opressão, tirania: regime de violência. / Direito Constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém.

Educar significa =

v.t. Despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. / Cultivar o espírito. / Instruir, ensinar. / Domesticar, amestrar, adestrar.

A situação que aconteceu, a qual eu não concordei, foi a seguinte: um filhote de quase 4 meses de golden retriever (raça parecida com labrador) arrancou uma planta do canteiro, deixando um ser humano estremamente raivoso, fazendo com ele ele agisse de maneira violenta, eu diria, na intenção (eu acho) de educar o cãozinho. Puxando-o com força pela pele e levando-o até o local onde a planta estava.

 Eu já acho que com o ser humano a violência não resolve nada, só gera mais violência, imaginem como se sente um cãozinho que não entende as coisas, não sabe o que é certo e o que é errado. Eu fico me colocando no lugar.

Sou alguém que sofreu e sofre muito com a timidez. Sabem porque ? Porque tudo que acontecia em casa, independente da culpa ter sido minha, era sempre eu que levava bronca, que apanhava, que ficava de castigo, que escutava xingamentos e etc e que a única coisa que fazia era ficar quieta chorando. O que aconteceu? Me tornei uma pessoa tímida, com medo de falar com as pessoas, com medo de entrar em um relacionamento, com muito medo. Aí vem aqueles que sempre brigaram comigo, com ou sem ração, e dizem que vou começar a fazer terapia. 

Me digam uma coisa, ficar numa sala,contando tua vida para uma psicóloga e tendo que ouvir depois tua própria mãe dizer que tu é assim porque quer, resolve o problema da timidez e do medo? Muito pelo contrário. Eu digo pra vocês, por experiência própria, que depois de uns 3 anos (com um espaço de tempo entre cada um) de terapia,  de nada serviu na solução do meu problema, gerado na minha infância, tendo meus pais como responsáveis.

Ninguém acorda da noite pro dia e diz que vai ser tímido. Eu não disse que ia ser assim, Não escolhi ser assim. Apenas que eu tinha medo do meu pai, porque sabia como ele era agressivo, que eu achava melhor me esconder, ficar sozinha.

 Até anti-depressivo tive que tomar ! Pra que ?

Isso tudo só me fez e faz ficar com raiva daqueles que me colocaram no mundo. Fez e faz com que a minha vontade de ir embora de casa cresça cada dia mais. Fez e faz com que eu pense que só poderei ser felizes quando estier bem longe deles.

Isso aconteceu comigo e, hoje sei de tudo que estou sofrendo. Sei de tudo que uma pessoa tímida e com medos passa na vida.

Imagina um animalzinho, que não sabe falar, muitas vezes não entende o que a gente diz (só depois de muito treino - porque um caozinho não aprende, por exemplo, a dar a patinha num piscar de olhos.

Eu consigo sentir, pelo menos um pouco, a dor que ele sentiu. E aí eu fico pensando em tudo que eu passei e no que me tornei...

É difícil conviver com pessoas que acham que a violência é a solução para tudo. Eu juro que eu gostaria de entender porque essa pessoa age desse jeito.

Eu sou contra qualquer tipo de violência. Violência só gera mais violência. Os problemas vão continuar existindo.

A solução está na educação ! Mas esse é um assunto, que para o povo brasileiro, muito tem a melhorar. Porque cada um recebe uma educação diferente.

Beijos & Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário